Hoje em dia dançamos um estilo sensual de música que nos acostumamos a chamar de zouk e aprendemos que ele é um “parente” da lambada, ou como já ouvi muitas vezes, o chamamos de lambada francesa.
Porém zouk e lambada tem uma historia que é interessante conhecer, principalmente para os apaixonados por estes ritmos.
O zouk é um movimento musical que nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa, e é um termo da língua creole (mistura do francês com línguas africanas) que significa festa. Porém, nos seus lugares de origem existe uma forma de se dançar o ritmo zouk que não é a mesma que se dança por aqui. No Brasil aproveitamos esse novo estilo musical para por em prática nossa velha conhecida lambada, que, como música, entrou em decadência há alguns anos, porem nunca morreu como estilo de dança. Prova disso é a adequação dos passos desta modalidade às musicas ciganas do Gipsy Kings.
Dançamos o zouk como se dançava lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são basicamente os mesmos. É claro que como qualquer dança, os passos estão em constante evolução, sofrendo influencias de outros ritmos, o que traz algumas diferenças entre a lambada-zouk de hoje e a lambada de antes, além do que o andamento mais lento do zouk proporciona outras modificações e novos movimentos.
Compartilhe este artigo:
8 comentários:
legal o Zouk!!
isso passou na dança dos famosos tb!!
abraços
Eu não danço é nada...
Eu tbem não dança nada. Prefiro só olhar e admiro que dança bem,mas não é minha vocação.
conheço pessoas que dançam Zouk. Vou indicar esse blog ^^
parabébs pelo blog
mto bacana!!!
ouvi dizer que tem o soulzouk, que foi criado por um chinês e é tipo "freestyle"..
Nesse site tem muita informações sobre zouk www.soulzouk.com
Bom, isso é legal mas nem um dos dois interessa muito as pessoas acho que deveriam mostrar isso de uma forma diferente, mais criativa... Parabéns pelo blog... <3
Postar um comentário